quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Resolvendo as Dúvidas


Com as pesquisas em sites,com as  leituras de artigos acredito que já é possível responder as dúvidas que tinha ao iniciar esse projeto de pesquisa. Bom  é claro que a Pedagogia Hospitalar é de suma importância para esta criança hospitalizada ou em ambiente domiciliar, pois pesquisas já comprovaram que esse atendimento ajuda na recuperação dos enfermos.
No que diz respeito ao aprendizado do aluno, tudo vai depender das suas limitações devido a sua doença, cabe ao professor avaliar as reais possibilidades de seu aluno e reajustar, adequar as atividades a serem propostas a ele,com o propósito de realizar uma educação continuada, cabe ao educador proporcionar atividades alternadas de acordo com a capacitação diária do paciente, ora educativo-escolares, ora lúdico-educativas”.
Os conteúdos a serem ensinados a este aluno são de acordo com os conteúdos da  educação básica  que serão enviados da sua escola de origem, mas claro que não será cobrado da mesma maneira, ele que dirá o tempo que necessita para assimilar o que lhe será ensinado, sem cobranças rígidas e formais como as do ensino regular.
Uma ótima proposta didática para este tipo de ensino é a utilização da ludicidade, onde o professor usa ferramentas diferenciadas para o ensino do conteúdo. Como por exemplo cantos, leituras, teatros, entre outras, esta forma de aprendizado é muito significativa para o aluno, pois ao mesmo tempo que está fazendo uma “brincadeira”  igual as demais, ao seu ver, o professor consegue que ele interaja e aprenda o real significado da mesma, ou seja, eles aprendem um determinado conteúdo brincando. Para que isso ocorra antes de tudo é essencial que este educador esteja próximo deste ou destes alunos, mais que isso que esteja diretamente relacionado com sua família, para que assim a criança se sinta confiante para se entregar sem medo,“esse processo de aprendizagem é baseado num ato de companheirismo, trocas e marcada fortemente pelas relações afetivas entre o educador e o paciente, atribuindo à criança uma forma de incentivo para que ela não desista da luta pela saúde e se mantenha esperançosa em sua capacidade de recuperação”.





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