Estudos indicam que a hospitalização pode afetar o desenvolvimento da criança, interferindo na qualidade de vida.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9394/96 garante o atendimento educacional a crianças e adolescentes internados para tratamento de saúde e hospitais conveniados, através da modalidade da Educação Especial denominada Classe Hospitalar.
O brincar auxilia a criança no entendimento em relação às pessoas, ao ambiente e a situação que ela está vivendo, auxilia a lidar com situações dolorosas e sofrimentos, pois brincando ela tem condições de expressar o que está sentindo. De acordo com Vigotsky (1984) com o brinquedo a criança faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo está unido ao prazer, é como se ela fosse maior do que ela é na realidade.
A criança necessita de recursos que façam com que ela possa enfrentar a fase pela qual está passando. Recursos esses que a traga para perto, o máximo possível, de sua vida fora do hospital, onde ela possa expressar seus sentimentos e ter proximidade com as pessoas, e que o sofrimento dessa criança, devido à hospitalização, seja minimizado.
Fonte: http://www.dfe.uem.br/TCC/Trabalhos_2012/SILVANA_SANTOS.PDF
1 comentários:
Adorei todas as pesquisa dos Posts sobre a pedagogia hospitalar.
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